Blog

5 dicas para ter sucesso de vendas no mercado da saúde

Conforme o mercado da saúde muda e se torna mais exigente – sem deixar de prezar, claro, pela economia – as empresas que oferecem suprimentos para o setor precisam se adaptar se quiserem ter sucesso em suas vendas.

No entanto, dentro desse contexto, não podemos esquecer que apostar na venda de produtos hospitalares continua a ser cada vez mais propício com o passar dos anos. As pessoas estão vivendo mais e têm uma consciência cada vez maior sobre os cuidados que precisam ter com a saúde.

Assim sendo, para se destacar em meio à concorrência, sua empresa precisa adotar algumas medidas para que possa desfrutar desse crescimento. Neste artigo, listamos 5 dicas para ajudar sua empresa a ter um maior sucesso de vendas no atual mercado da saúde!

1. Abordagem de vendas centrada em soluções

Uma abordagem de vendas centrada em soluções exige novas habilidades e um envolvimento maior por parte do vendedor. Visto que ele precisará entender o mercado da saúde com maior acuracidade. Assim, ele pode aproximar-se da prática do profissional de saúde, além de seus pacientes. Podendo oferecer produtos em forma de soluções, capazes de realmente criar valor para o hospital comprador.

Dessa forma, o representante precisa se perguntar de que forma os produtos da sua empresa podem ajudar as instituições de saúde para a qual os oferece. Em meio às suas diversas características, quais têm maior relevância para o contexto do cliente? Quais se destacam perante a concorrência? O sucesso nas vendas depende da forma em que cada produto é apresentado ao consumidor.

Para que o cliente compreenda de verdade de que maneira será beneficiado ao adquirir um produto, o seu valor deve ser demonstrado com clareza. Se obter sucesso nas vendas é o objetivo da sua organização, é preciso que se pense de que forma o produto ajudará no sucesso do cliente em potencial.

O foco não é, portanto, o produto propriamente dito, como costuma acontecer com a estratégia tradicional. O que é central na conversa são as soluções e o impacto da nova aquisição por parte do hospital.

2. Fazer uso de dados baseados em evidências médicas

Falamos sobre vendas centradas em soluções mas, para que os representantes tenha sucesso nessa abordagem, é essencial que conquistem a confiança do cliente.

Pesquisas comprovam que fazer uso de evidências e estudos científicos que dêem suporte aos argumentos durante uma conversa de vendas, é essencial para se ter sucesso no mercado da saúde. Mais de 90% dos clientes esperam que os representantes façam um uso maior de estudos clínicos.

Utilizar-se de pesquisas dá consistência a conversa e garante a sensação de segurança que é indispensável durante uma negociação. Pouco importa que a sua empresa venda remédios, luvas, máscaras ou equipamentos mais complexos. É indispensável fazer uso de informações confiáveis e relevantes as necessidades e desafios de cada instituição.

3. Combinar linguagem clínica e comercial

Outra maneira importantíssima para conquistar o cliente e agregar valor à negociação, é abordar os objetivos e preocupações das principais partes interessadas do hospital. Não apenas os profissionais da saúde e seus pacientes. Uma vez que esse se trata de um mercado concorrido, delicado e o qual sempre está em busca de um melhor desempenho e corte de custos.

Compreender os desafios diários encarados por cada uma das instituições de saúde é o que destacará sua empresa no mercado da saúde e terá grande influência sobre o seu sucesso de vendas.

Com tal iniciativa, os representantes poderão demonstrar o quanto a organização tem consciência a respeito das circunstâncias únicas vivenciadas pela instituições. De modo a preocupar-se em oferecer soluções – e não apenas produtos – destinadas a atender a necessidades de cada um dos clientes.

4. Tendências de mercado sempre atualizadas

O mercado da saúde está em constante mudança. Tendo isso em mente, é muito importante atualizar-se sempre sobre essas transformações, a fim de não deixar passar recursos novos que afetam os clientes em potencial.

Ter conhecimento a respeito dos avanços tecnológicos ou sobre novos tratamentos, por exemplo, é o tipo de atitude que permite entender melhor o público alvo. E, consequentemente, quais são seus desejos e o que mais procura no momento. Dessa forma, a empresa permanece relevante e competitiva.

5. Sucesso de vendas com o uso de sistemas automatizados

Atualmente, é cada vez mais difícil ignorar as transformações trazidas pela revolução digital. É necessário se adaptar para não ser deixado para trás. Não só no mercado da saúde, mas em diversos outros setores, vemos empresas que buscam na tecnologia a solução para superar a concorrência. Para assim, melhorar seus resultados, reduzir custos ou para trazer mais praticidade e eficácia aos negócios.

Seja qual for o motivo base dos investimentos, os benefícios resultantes são muitos. E ter maior sucesso em vendas no mercado da saúde pode ser um deles! Muitos compradores mudaram a forma pela qual decidem com quais empresas irão adquirir seus suprimentos. Com isso, prender-se ao método tradicional de venda pode ser perigoso. A melhor solução é aderir às plataformas digitais que conectam compradores e fornecedores, facilitando as transações e gerando muito mais oportunidades para ambos os lados.

Caso queira mais informações sobre essa solução, basta conferir nosso blog sobre o assunto e descobrir como ter acesso a centenas de hospitais compradores!