Blog

7 maneiras rápidas para motivar sua equipe de vendas no ramo da saúde

Às vezes, para motivar a sua equipe de vendas, tudo o que você precisa fazer é dedicar-se em ações simples, as quais não exigem muito esforço, mas que têm um peso significativo na forma como os seus funcionários se sentem no local de trabalho. Mesmo um simples “obrigado” pode ser de grande ajuda, acredite!

Neste artigo reunimos algumas ações simples para deixar a sua equipe de vendas mais motivada e pronta para realizar cada vez mais vendas bem sucedidas para instituições de saúde.

Aprecie e motive sua equipe de vendas

Sentir-se apreciado no local de trabalho aumenta e muito a moral dos colaboradores. Ações simples, distribuídas no dia a dia da sua equipe de vendas, os motiva mais do que você poderia imaginar.

Muitos artigos publicados em revistas renomadas de negócios (Canadian Business, Fortune, Business Insider etc) destacam ações como essas como um fator importantíssimo dentro de toda estratégia organizacional que busca incentivar a motivação no trabalho.

Confira algumas sugestões rápidas e eficazes em demonstrar para o seu time o quanto eles são importantes:

1 – Não se limite a recompensas feitas após uma venda para um grande hospital, por exemplo. Mini prêmios diários são importantes para manter a motivação da sua equipe de vendas;
2 – Elogie o time por realizações e habilidades específicas. Dessa forma, eles soam realmente genuínos;
3 – Dê autonomia aos membros da equipe;
4 – Não apenas diga que confia em seus funcionários, demonstre que essa confiança de fato existe. A autonomia é uma ótima forma para se demonstrar confiança;
5 – Tenha uma política que incentiva a transparência e o envolvimento do time nas decisões;
6 – Até mesmo os seus colaboradores apreciam ouvir um “obrigado” de vez em quando. Não hesite em utilizar essa simples palavra, que é tão apreciada;
7 – Fortaleça o relacionamento entre os membros da equipe.

Dar às pessoas o que elas merecem, ao invés do que é o esperado, é sempre uma medida capaz de transformar e aumentar a sensação de bem-estar dentro do time!

Vejamos agora algumas das medidas citadas acima mais cuidadosamente.

Simples “intervenções de felicidade”

Simples “intervenções de felicidade” compreendem agrados inesperados em forma de chocolates, por exemplo, ou mesmo piadas colocadas em post its no local de trabalho dos funcionários. A criatividade é sempre bem vinda.

As “intervenções de felicidade” também podem acontecer após uma meta ser alcançada. Um café da manhã no dia seguinte a um fechamento recorde de vendas, por exemplo. Conceder mini prêmios diários para quem fechar mais vendas no dia é outra ótima ideia, pois motiva a sua equipe diariamente.

A felicidade dos vendedores está diretamente relacionada ao seu desempenho. Funcionários satisfeitos são muito mais produtivos.

Preze a transparência e mantenha o time envolvido

O bem-estar do funcionário também é afetado pela transparência e a capacidade da empresa de envolver mais a equipe nas estratégias e decisões. Compartilhar é importante para que o trabalhador sinta que de fato faz parte da empresa na qual trabalha.

Antes de tomar uma decisão importante ou implementar uma nova política, compartilhe-as com o time. Caso isso seja feito sem o conhecimento deles, os funcionários podem simplesmente não concordar com a decisão, gerando assim insatisfação. No entanto, se isso for explicado com antecedência é mais provável que a equipe entenda e respeite. Além de, é claro, passarem a estar mais envolvidos.

Incentive a integração do grupo

Ainda que o teor competitivo dentro de uma equipe de vendas seja alto, o time deve sempre cultivar e preservar um bom relacionamento. Sem isso, o ambiente de trabalho é prejudicado e a motivação de toda a equipe de vendas é afetada.

É preciso sempre estar atento a como o time trabalha em conjunto: faça o possível para melhorar a comunicação, a cooperação, a confiança e o respeito nesse relacionamento. Nesse tipo de ambiente os funcionários se sentem muito mais dispostos a compartilhar abordagens de sucesso com clientes do ramo da saúde, por exemplo, os quais possuem suas particularidades!

Para estimular um relacionamento saudável entre os membros da equipe uma medida rápida e simples é a realização de confraternizações, nas quais a pressão do trabalho não está presente. Não limite as conversas em grupo às reuniões. Além disso, as horas de descanso também podem ser ótimos momentos para os funcionários se conectarem.

Autonomia é essencial dentro do trabalho em equipe

Dentro do setor de vendas, a disciplina é indispensável para que a mensagem pretendida seja passada corretamente durante a negociação com o cliente. Tendo em vista a especificidade do setor da saúde, vendas à ele direcionadas exigem ainda mais esse tipo de controle.

Contudo, a autonomia, ou seja, a liberdade para tomar as próprias decisões é essencial para a motivação da sua equipe de vendas.

“Sair do script” quando necessário é muito apreciado e auxilia colaboradores a alcançarem um melhor desempenho, pois saber que confiam no seu trabalho é algo bastante motivador.

Os gerentes devem garantir que o time tenha a autoridade e as ferramentas necessárias para que sejam capazes de realizar as próprias escolhas e resolver problemas sem terem de consultar constantemente pessoas em um nível mais elevado de hierarquia.

Além disso, ter controle sobre suas próprias programações diárias ou sobre as ferramentas e técnicas utilizadas também motivam muito uma equipe de vendas.

Deixe claro ao seu time que eles possuem liberdade de escolha e que podem utilizá-la com sabedoria. Defina os objetivos, mas confie nos colaboradores para que encontrem o melhor caminho para atingi-lo.

Motivar a equipe de vendas, portanto, não se resume somente à estratégias bem elaboradas e custosas. Mostre apreço pelos esforços do time. Parabenize-os publicamente, de maneira privada ou com uma pausa para uma pizza no horário de almoço. Estimule um ambiente de trabalho saudável e mantenha os funcionários entusiasmados: o entusiasmo é contagiante!