Blog

Margem de lucro: suas vendas estão faturando bem?

A margem de lucro representa a porcentagem de vendas que se transformou em lucro dentro de um negócio. Em outras palavras, esse percentual mostra quantos centavos de lucro foi gerado para cada real de venda.

Por um lado, um índice alto implica que um negócio está gerando muito lucro. Por outro, uma porcentagem baixa é um alerta. Ela demonstra que você está tendo custos maiores do que o ideal, os quais reduzem o lucro para cada real de renda.

Sabendo disso, podemos comparar e entender melhor o sucesso das grandes e pequenas empresas. Não é apenas porque uma organização de grande porte tem bilhões em receita que os negócios estão indo bem: se a margem de lucro é baixa, sabemos que isso não é verdade. Uma empresa muito menor pode não ter uma receita tão alta, mas suas margens de lucros podem ser altas.

A partir desse índice, portanto, pode-se fazer comparações com a concorrência, conferir de que maneira se está classificado comparado ao padrão de mercado e como seu negócio realmente cresce com o passar do tempo.

Tenha isso em mente ao planejar suas estratégias. A porcentagem ajuda você a encontrar o equilíbrio certo entre as necessidades da sua instituição e os lucros finais. Sabendo disso, é uma ótima ideia conhecer maneiras de se obter uma margem de lucro maior com as suas vendas.

Confira a seguir algumas dicas:

Revise sua estratégia de preço

Ao avaliar o preço dos seus produtos, você deve estar sempre atento ao que sua concorrência está cobrando. Porém isso não significa diminuir o valor baseado apenas nisso. Ele dependerá de uma série de fatores.

Reduzir preços pode aumentar as receitas para compensar margens de lucro menores. Contudo, oferecer produtos com preços mais altos muitas vezes indica uma qualidade maior em sua oferta total, o que compreende outros benefícios além do produto em si. Dependendo do público para o qual as vendas estão destinadas, isso pode atrair mais compradores.

Para essa decisão, é fundamental ter como base as metas do seu negócio. Escolha a estratégia mais eficaz para a sua empresa levando em conta todos os custos (diretos ou indiretos) de produção envolvidos. Assim, você alcança a margem de lucro ideal.

Recomendamos que acesse outro de nossos blogs sobre como lidar com a concorrência, onde poderá encontrar mais dicas!

Expanda seus canais de distribuição

Mudar o local onde seus produtos são vendidos pode aumentar significativamente sua margem de lucro. Isso porque, dependendo do seu público alvo, essa mudança fará com que o item tenha um alcance maior.

Por isso, avalie cuidadosamente os efeitos do uso de vendas online, através de distribuidores, representantes de vendas externos ou mesmo softwares de venda online. Dessa forma, você poderá realizar uma projeção de como cada método afeta seus volumes de venda, as margens de lucro e os lucros totais!

Diversifique suas ofertas

Toda empresa precisará, em algum momento, renovar suas ofertas ou adicionar novos produtos e serviços. É necessário renovar-se: um mercado saturado não atrai clientes. Por isso, determine os produtos que seu público compra e que a sua empresa não está vendendo. Em seguida avalie se é possível começar a comercializá-lo de maneira lucrativa.

Talvez seja necessário substituir produtos antigos por novos. Isso pode resultar em diminuição nas vendas, mas em maiores margens de lucro se o novo produto tiver um preço mais alto. Lembre-se também da oferta total da qual já falamos!

Desenvolva relacionamentos e promoções cruzadas

A renovação pode ser feita em diferentes escalas. Por isso, é importante que você se lembre da oferta total oferecida ao consumidor. Em outras palavras, considere não apenas renovar o produto oferecido, mas também complementar as ofertas atuais do seu negócio.

Isso pode ser feito de uma maneira bastante simples: através da venda cruzada, na qual você sugere aos clientes outros itens relacionados à compra, ou seja, de fato complementando-a. Outra forma, extremamente importante, de se aumentar a margem de lucro é mudando a forma como sua empresa realiza vendas, passando a baseá-las em relacionamentos que se tornem duradouros e façam com que o cliente volte a fazer negócios com você.

Para isso você pode oferecer ofertas especiais, descontos, brindes e, antes de mais nada, um processo de vendas focado nas necessidades do cliente e não na venda do produto propriamente dito. Envolva o consumidor, preste um atendimento melhor, ofereça suporte, pense em como a sua empresa pode ajudá-lo a solucionar problemas e alcançar objetivos!

Reveja suas funções administrativas

É importante gerar mais vendas enquanto também se reduz despesas. Para isso, analise as funções administrativas dentro da sua organização. Existem tarefas rotineiras que você poderia eliminar, automatizar ou terceirizar para economizar tempo e dinheiro? Seria mais vantajoso contratar funcionários em tempo parcial em vez de um em tempo integral para algumas dessas tarefas? O corte de despesas é essencial para uma margem de lucros maior!

Garanta que os leads estão sendo bem gerenciados

Leads podem ser gerados de diversas maneiras e muitas vezes eles não são bem gerenciados, o que é um erro grave e comum. Sua capacidade de atingir metas – bem como uma margem de lucros maior – está diretamente relacionado com um bom gerenciamento de leads.

Veja algumas estratégias que devem ser aplicadas dentro da sua equipe de vendas:

– Desenvolver uma definição concreta de lead e garantir que todos os funcionários a compreendam;
– Instalar uma ferramenta eficaz de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM);
– Acompanhar a fonte do lead para entender o que fez com que o usuário se interesse pelo seu produto;
– Distribuir leads rapidamente. Estudos comprovam que responder o lead dentro de 48 horas aumenta a taxa de fechamento de vendas drasticamente;
– Nutrir leads que ainda não estão prontos para comprar;
– Monitorar tudo que é feito.

Essas são apenas algumas dicas importantes. Manter a sua equipe de vendas motivada também é uma medida fundamental. Então, aproveite e confira também nosso blog sobre o assunto e aumente a sua margem de lucros cada vez mais!