Blog

Como lidar com a concorrência? Saiba 5 formas para se ganhar em vendas!

Manter sua posição dentro do mercado num cenário em que os consumidores estão cada vez mais exigentes tornou-se uma tarefa muito mais complexa. Atualmente a concorrência é maior e mais acirrada, uma vez que os grandes não são os únicos a dominar as opções de escolha.

Por isso, é importante reavaliar estratégias continuamente e, para isso, a mudança deve atingir toda a organização e não apenas sua equipe de vendas. Então não deixe de conferir 5 dicas essenciais para que o seu negócio supere a concorrência e venda mais!

1. Analise a concorrência

O primeiro passo para ganhar vantagem sobre a concorrência é analisando-a a fim de conhecer seus pontos fortes e fracos. Isso exigirá bastante pesquisa, assim como questionamentos contínuos a respeito dos seus próprios defeitos e qualidades.

Essa comparação tem por objetivo identificar como sua oferta – em sua totalidade – supera a oferta de outros negócios presentes no mercado. Em outras palavras, você estará procurando o motivo pelo qual um comprador deve consumir o seu produto e não o da concorrência.

Mas o que queremos dizer com a oferta em sua totalidade? Uma oferta total abrange não só o custo de um produto, mas também os benefícios que sua solução fornece ao cliente. Isso compreende as vantagens que vão além do que é fornecido diretamente pelo próprio produto. Incluindo atendimento ao cliente, reputação, serviços especiais, serviços de suporte, promoções, opções de financiamento, consultoria etc. Ou seja, toda a experiência que um cliente tem com a sua empresa durante o processo de compra (e depois dele) deve ser avaliada.

Atualmente, o consumidor leva em consideração muito mais do que apenas o produto e seu valor monetário. Portanto, classificar cada aspecto da sua oferta em relação à oferta da concorrência permite que você ganhe propriedade ao apresentar informações relevantes ao comprador, apontando também diferenças importantes que pesarão na decisão final.

2. Apostar na redução de preço pode ser um erro

A análise feita sobre a concorrência sem dúvida apontará pontos importantes, muitos dos quais você vai desejar – e deve – mudar de forma a se sobressair. Porém, as mudanças que devem ser aplicadas nem sempre dirão respeito ao preço do seu produto.

Em qualquer tipo de mercado, especialmente os mais competitivos, sempre existirão aqueles dispostos a atribuir preços menores pelos mesmos produtos que você oferece. É preciso encontrar um diferencial perante à concorrência, que destaque a sua empresa, mas existem diversas maneiras para se fazer isso, como já vimos no tópico anterior.

Muitos negócios apostam em um serviço de maior qualidade. E até mesmo aumentam o preço do produto oferecido para que os altos níveis desse serviço sejam compensados.

Isso não significa, porém, que você não deva avaliar o preço dos seus produtos. Essa também pode fazer parte do seu diferencial desde que não prejudique a lucratividade da sua empresa. Além disso, descontos são sempre vistos com bons olhos.

Analise com cuidado em que segmento de mercado você está inserido, quais as expectativas do seu público alvo e quais serviços você é capaz de oferecer juntamente com o seu produto. Dessa forma, poderá encontrar o preço ideal.

3. Mantenha sua equipe de vendas motivada

A rotina da equipe de vendas pode ser bastante cansativa e estressante. Esses funcionários lidam com diversos leads e apenas alguns deles se tornam clientes. E, ainda assim, as metas de venda continuarão sendo as mesmas e eles precisarão continuar abordando novos compradores em potencial.

Trata-se de algo desgastante que torna o dia a dia dessas pessoas bastante agitado e instável. Não é de se estranhar que o desempenho do seu time de vendas diminua com o passar do tempo. É por isso que ele precisa ser motivado a fim de manter ou melhorar sua performance, trazendo assim mais vendas para a sua empresa, enquanto também torna o ambiente mais saudável.

Existem muitas maneiras para se motivar sua equipe. Confira outro de nossos artigos e saiba mais a respeito!

4. Capacite os colaboradores para superar a concorrência

Como já mencionamos anteriormente, você deve aperfeiçoar as estratégias do seu time de vendas, mas esses colaboradores não devem ser os únicos a receber atenção apenas por lidarem diretamente com o consumidor. Precisamos ter em mente que sua organização é um organismo vivo e tudo o que é feito dentro dela, seja qual for o departamento, terá efeitos sobre a experiência do cliente.

Por isso, é importante capacitar toda a empresa, dando-lhes ferramentas e conhecimento para que sejam capazes de ajudar você a superar a concorrência. Não precisa investir em todos de uma só vez, comece pelos setores mais estratégicos e avance. Ainda que seja algo trabalhoso, é crucial e não pode ser evitado.

5. Aposte em inovações

Quando falamos de inovação, falamos de se introduzir algo novo no seu negócio, fazendo com que você se destaque frente à concorrência. Afinal, sem inovação, sua empresa seria deixada para trás já que, em meio a evoluções constantes, deixar de inovar significa estagnar-se à medida que outros apostam em novidades para atrair e melhor satisfazer clientes.

As maneiras pelas quais o seu negócio pode inovar pode ser ao:

– Substituir ou aprimorar processos para aumentar a eficiência, a produtividade, ampliar o alcance ou a qualidade dos produtos/serviços existentes;
– Desenvolver produtos e serviços totalmente novos ou aprimorados para atender novas demandas ou necessidades de consumidores que mudam rapidamente;
– Agregar valor a produtos ou serviços já existentes para fazer com que sua empresa se destaque em meio à concorrência, aumentando também seu próprio valor dentro do mercado.

Inovação pode significar um grande avanço. Trabalhar com novas ideias é vital para que uma empresa possa trazer produtos e serviços novos ou aprimorados para o mercado, otimizar processos, aumentar sua eficiência e, consequentemente, fazer crescer sua margem de lucros!