Gestão de processos e compras de OPME: 4 pontos de atenção para Operadoras que querem controlar custos e garantir qualidade na assistência

Uma questão importante e que gera bastante preocupação às operadoras de saúde é a gestão de órteses, próteses e materiais especiais (OPME).  Por se tratarem de materiais de alto custo financeiro, gerenciá-los requer uma série de cuidados específicos, que vão desde o controle do armazenamento até questões referentes à documentação regulatória e legislação.

Fazer o uso de soluções especializadas para controlar e aperfeiçoar todos esses processos é inevitável.

E é nesse contexto que a plataforma Opmenexo, desenvolvida pela Bionexo, pode ser a solução para realizar todo o fluxo de aquisição de materiais de alto custo com extrema segurança. Além de automatizar os processos e padronizar o recebimento das cotações de forma transparente, a plataforma possui a maior base de fornecedores de OPMEs em âmbito nacional.

Tudo isso se traduz em tranquilidade para as instituições de saúde e seus pacientes!

Selecionamos abaixo quatro pontos de atenção nos processos de OPME que sua operadora precisa gerir com eficácia e segurança – e como Opmenexo pode ajudá-la nesta missão.

1) Rastreabilidade que evita o desperdício

Ter controle sobre os itens em cada uma das etapas e sua movimentação dentro da instituição de saúde é essencial. A rastreabilidade possibilita a localização de informações sempre que for necessária a investigação de eventos adversos identificados durante sua vida útil.

Opmenexo mapeia todos os processos e realiza a gestão dos materiais desde a cotação até a sua utilização, o que reduz os riscos ao paciente, minimizando perdas e custos com eventuais indenizações.

2) Auditoria que traz credibilidade

Uma auditoria mais eficiente na gestão de OPME dentro da operadora deve contar com protocolos de utilização, justificativas de uso, embasamento científico para utilização, solicitação prévia do material, auditoria de utilização na emergência, faturamento direto com o fornecedor, além de negociação e padronização.

3) Gestão de fornecedores qualificados

Avaliar como é feita a seleção dos fornecedores para novas parcerias é fundamental, já que essa prática reflete e interfere na produtividade, competitividade, lucratividade e qualidade dos serviços prestados.

4) Transparência

Todas as negociações são armazenadas dentro da plataforma em nuvem, cuja infraestrutura atende padrões internacionais de segurança de dados, além de transparência e compliance à Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD (13.709/2018).

Conheça outras características e benefícios da plataforma:

  • Centralização das informações;
  • Solução customizada ao processo da sua instituição;
  • Ganho de tempo operacional e aumento da produtividade;
  • Redução do tempo de cotação;
  • Automação do processo de autorização de entrega;
  • Solicitação de reposição dos materiais de consignação fixa;
  • Redução do tempo de recebimento das notas fiscais;
  • Indicação automática de produtos de estoque, consignação fixa e contratos que não necessitam de cotação;
  • Cotação pública, privada ou por especialidade;
  • Integração webservice com os sistemas de gestão disponíveis no mercado.

Saiba mais sobre Opmenexo ou fale conosco!

Estamos disponíveis para tirar suas dúvidas e ajudar sua Operadora de Saúde a otimizar processos e reduzir custos.