Blog

3 dinâmicas para motivar sua equipe de venda!

As dinâmicas realizadas no ambiente de trabalho têm como objetivo estimular e orientar o comportamento e o desempenho dos funcionários de forma natural. Dessa forma, essas atividades são muitas vezes lúdicas, de modo a favorecer uma atmosfera descontraída. Com isso, a sua equipe de vendas se torna mais unida, motivada e a cultura da empresa como um todo é beneficiada.

Por que realizar dinâmicas para sua equipe de vendas?

Um time desmotivado apresenta produtividade e foco reduzidos, tornando mais difícil atingir os resultados esperados pela companhia. Não há dúvidas de que a maneira mais conhecida de se motivar colaboradores é por meio de recompensas por metas alcançadas ou comissões por vendas bem sucedidas.

Contudo, temos de avaliar todo o cenário. Recompensas são ótimos incentivadores, porém a raiz do problema muitas vezes está na falta de comunicação entre funcionários, assim como a falta de envolvimento por parte do gerente. Diante disso, as dinâmicas em grupo podem ser uma ótima ferramenta para equilibrar as relações dentro da equipe de vendas, ao mesmo tempo em que torna o líder do time mais envolvido com seus subordinados.

Assim, as dinâmicas representam um método eficiente para melhorar a socialização, o que, por sua vez, é a base ideal para se construir um ambiente de trabalho que estimule excelentes resultados, com uma equipe de vendas engajada e que apresente maior qualidade e desempenho.

Afinal, uma atmosfera saudável é fundamental para que a rotina não se torne desagradável e estressante. Especialmente quando a equipe já lida com a pressão diária de cumprir metas de vendas. As recompensas são um incentivo posterior: é necessário que o ambiente de trabalho também contribua com os funcionários.

Como resultado, a equipe de vendas passa a ter uma sensação maior de pertencimento, ou seja, há uma real satisfação de fazer parte da empresa. Isso faz com que seu serviço compreenda mais do que fazer de tudo para persuadir potenciais clientes a comprar, tendo em mente ganhos financeiros. Esses colaboradores passam a considerar também a cultura da empresa e como ela pode de fato atender à necessidade do consumidor.

Colocando de forma concisa, os benefícios obtidos são:

– Melhor relacionamento entre os membros da equipe;
– Conhecimento maior sobre os diferentes perfis que compõem o time;
– Desenvolvimento de lideranças;
– Aumento da motivação, da produtividade e da satisfação.

Exemplos de dinâmicas para equipes de vendas

É preciso, no entanto, planejar bem as dinâmicas. Caso contrário, elas acabam não cumprindo com seu objetivo. Por isso, nós selecionamos alguns tipos de atividades para ajudar você a implantar esse método de motivação!

1. Autoconhecimento

A bandeira de cada nação apresenta um significado próprio, o qual remete à cultura ou à história de seu povo. Dessa forma, elas são símbolos bastante expressivos. A bandeira do Brasil, por exemplo, é composta pelo verde, o qual representa as nossas matas; pelo amarelo, que se refere às nossas riquezas; o azul, que alude ao céu e aos rios; o branco, que representa a paz e, por fim, as estrelas simbolizando cada um dos estados.

Depois de explicada essa ideia, você pode propor uma dinâmica em que cada membro da equipe de vendas recebe uma folha de papel e materiais para desenhar. Assim, eles podem compor suas próprias bandeiras, as quais devem representá-los por meio de diferentes cores, frases e formas.

Ao fim da atividade, cada um deles deve apresentar sua bandeira e os sentidos nela contidos. Dessa forma, o grupo realiza um importante processo de autoconhecimento, além de serem capazes de conhecer uns aos outros.

2. Motivação

Vender envolve contar histórias. Por isso, representantes de vendas são frequentemente muito bons nisso. Assim, com essa habilidade em mente, você pode pedir que a equipe de vendas conte suas maiores realizações profissionais. Seja ela qual for. Desde desafios superados, ou uma grande venda realizada. O importante é que esse feito tenha sido significativo para a vida profissional do representante.

Essa dinâmica tem como objetivo incentivar e aumentar a autoestima dos vendedores. Por isso, cada um dos relatos deve ser comentado, tendo como especial foco as qualidades envolvidas. Isso deve ser feito tanto por você quanto pelos outros colaboradores. Além disso, esses funcionários devem receber um prêmio pela realização compartilhada. Com isso, os representantes perceberão que seus esforços são reconhecidos.

3. Desenvolvimento

Nesta dinâmica, os participantes devem responder em uma folha à seguinte pergunta: “Qual a maior dificuldade que você tem ao trabalhar com essa equipe e em nossa empresa?”. As respostas devem ser as mais honestas possíveis. Sabemos, entretanto, o quanto isso pode ser complicado. Por isso, reforce o caráter anônimo da atividade.

Em seguida, as respostas devem ser distribuídas entre a equipe de vendas de maneira aleatória e então lidas em voz alta. Essa é uma dinâmica muito importante, pois torna possível que todos tomem conhecimento do que incomoda e o que pode ser melhorado dentro do ambiente de trabalho. Assim, é indispensável que cada uma das dificuldades seja discutida em conjunto para que a melhor solução seja encontrada.

Caso esteja a procura de outras maneiras para melhorar as vendas da sua organização, acesse nosso blog sobre a solução que te ajudará a vender mais!