Blog

Compras hospitalares: como identificar os melhores fornecedores

Escolher os melhores fornecedores para a realização de compras hospitalares é um grande desafio para várias instituições.

A parceria certa com vendedores comprometidos proporciona mais tranquilidade aos membros da sua equipe, o que também possibilita um atendimento ao paciente de qualidade ainda maior.

Confira com a gente algumas dicas para que você escolha de maneira mais assertiva os melhores fornecedores disponíveis no mercado.

Documentação apropriada para compras hospitalares

A primeira medida a ser tomada durante as compras hospitalares é a seleção cuidadosa de fornecedores. É essencial certificar-se de que todos estão propriamente regulamentados frente aos órgãos fiscalizadores, tendo suas atividades dentro dos padrões exigidos, com licença de funcionamento etc.

É altamente recomendado que uma lista seja feita e verificada constantemente. Analise com frequência se seus fornecedores permanecem devidamente regularizados, para que assim essa lista mantenha-se atualizada, corrigida e fundamentada. Basta ficar atento ao prazo de vencimento dos documentos e solicitar a renovação quando necessário.

Certificar-se acerca da procedência dos materiais adquiridos é uma exigência, especialmente no ramo da saúde. E são esses documentos que garantirão a compra de suprimentos hospitalares licenciados e de qualidade.

Esse cuidado é importante principalmente para clínicas menores, uma vez que esse comprometimento é o que evidenciará seu profissionalismo, destacando-a dentro de um mercado competitivo.

Procedimentos de atendimento ao cliente de qualidade

Para identificar bons fornecedores, além da documentação, devemos nos atentar também ao cuidado que a empresa tem em seu relacionamento com o cliente – no caso a sua companhia.

Seja qual for o problema enfrentado por você relacionado às compras hospitalares, o fornecedor deve tratá-lo com eficiência e eficácia através da sua equipe de atendimento. Portanto, ao selecionar os fornecedores da lista, considere a assistência prestada por cada um deles uma das exigências para essa seleção.

A capacidade de solucionar simples problemas com facilidade é um ótimo indicativo de que você terá a assistência necessária caso problemas maiores surjam no futuro.

Ademais, é fundamental assegurar-se de que durante a compra dos suprimentos hospitalares a empresa realize o processo de vendas com transparência. O fornecedor deve sempre se dispor a responder todas as perguntas durante as negociações.

Fique atento ao receber as informações solicitadas. Caso sejam conflitantes entre os representantes de vendas e gerentes, isso é um sinal preocupante de que o que é prometido à sua empresa inicialmente tem grandes chances de não ser entregue depois.

É necessário ficar atento à fornecedores que ofereçam canais facilitadores de comunicação entre ele e sua empresa.

Referência de negócios realizados anteriormente

A transparência é um fator importantíssimo, como já mencionamos. Então, outra forma de identificar bons fornecedores é através de seu posicionamento com relação aos negócios realizados anteriormente.

Faça suas compras hospitalares com fornecedores que não hesitam em oferecer a você essas referências para que a sua empresa tenha segurança em sua escolha. Mais do que isso, fornecedores que desejam conectar você aos clientes anteriores ou atuais possuem confiança em seu trabalho. Logo, não têm nada a esconder.

Caso o fornecedor apresente receio em permitir que essa conexão aconteça, pense duas vezes antes de adicioná-lo à sua lista: as chances de que ele não forneça o serviço adequado são altas.

Conhecimentos específicos

É essencial que os fornecedores com os quais você faz as suas compras hospitalares demonstrem uma compreensão satisfatória das várias necessidades de um negócio do ramo da saúde. Entretanto, é bastante vantajoso que contem também com o conhecimento sobre as necessidades de cada departamento dentro da instituição.

Escolha um fornecedor que tenha consciência do papel que presta dentro do seu negócio. Verifique se ele apresenta um histórico comprovado de prestação de serviço para hospitais – seja esse trabalho feito em grande ou pequena escala. É importante que as relações mantidas após esse serviço sejam boas. Isso garante que você receba também o melhor serviço possível.

Ampliar a gama de fornecedores

Tendo em vista tudo o que já foi discutido neste artigo, esta é uma estratégia importantíssima que dá ao seu negócio um poder maior de escolha. Quando se tem acesso a um número variado de fornecedores, fica muito mais fácil identificar os melhores dentre eles. Além de ser muito mais simples cortar gastos de maneira inteligente, abrindo também um espaço maior para negociações!

À esta altura podemos perceber que escolher os melhores fornecedores para as suas compras hospitalares envolve uma série de fatores, os quais não devem deixar de ser considerados. Contudo, mesmo sendo um processo crucial no sucesso geral de qualquer empresa do setor da saúde, é frequentemente acelerado devido a restrições financeiras e de tempo.

Uma ótima dica para facilitar essa seleção é realizá-la de forma automatizada, descartando assim o trabalho manual, que sempre estará sujeito à lentidão e à perda de informações importantes. Então, se necessário, não deixe de considerar a utilização da tecnologia ao seu favor para que essa tarefa deixe de ser negligenciada e seja feita de forma mais simples e segura.

Afinal, são esses cuidados que garantirão que sua empresa faça negócio com as pessoas certas!