Notícias e Artigos

Explore aqui conteúdos e novidades da Bionexo e dos mercados de saúde e tecnologia.

Como aumentar a lista de fornecedores e ter agilidade nas negociações?

Os departamentos de suprimentos das empresas da área da saúde que ainda utilizam um modelo de processo de compra antigo, ou seja, que alimentam uma lista própria de fornecedores e entram em contato com cada um destes via telefone, fax ou e-mail para realizar a cotação de seus pedidos podem considerar contraditória a afirmação de que aumentar a lista de fornecedores é o caminho para ter mais agilidade nas negociações, mas com tecnologia aplicada à gestão, esta afirmação torna-se sinônimo de otimização.

No processo de compra tradicional, o fluxo fica muito dependente da atuação direta dos profissionais, então quanto maior a lista de fornecedores, mais dados a serem atualizados, mais contatos a serem realizados e mais retornos a serem tabulados, o que obviamente não resulta em agilidade e tampouco atinge o principal propósito de uma lista de fornecedores extensa: ampliar as possibilidades de ofertas e negociação.

O caminho que promove o encontro do aumento da lista de fornecedores com a agilidade nas negociações passa, obrigatoriamente, pelo uso da tecnologia como aliada na gestão do departamento de suprimentos. Aderindo a uma plataforma de gestão de compras hospitalares via internet, os gestores não mais precisam criar uma lista de fornecedores, pois eles encontram na solução uma lista com milhares de fabricantes, distribuidores e comerciantes, sempre acessível e organizada em categorias que facilitam a navegação.

Etapa de aumento da lista cumprida com excelência, vamos ao entendimento de como isso agiliza as negociações. Com uma população de fornecedores à disposição com apenas alguns cliques, os profissionais de compra da área da saúde somente precisam inserir os pedidos e seguir algumas etapas simples dentro da plataforma para que a cotação seja enviada para inúmeros contatos, simultaneamente e de forma padronizada. Os retornos com as propostas de cada fornecedor também ficam todos organizados na plataforma, permitindo a comparação dos valores e demais critérios que interferiam na escolha, tudo com rapidez e conveniência digital.

O passo a passo abaixo mostra com clareza este processo:

  1. Fornecedor adere à plataforma e completa seu perfil (documentações e exigências).
  2. Gestor faz um pedido selecionando categoria, produtos, quantidades, marcas e outros.
  3. Pedido enviado aos fornecedores e respostas enviadas ao comprador.
  4. Comprador analisa e escolhe os fornecedores, podendo aprimorar as negociações.

____________________________________________________________________________

A Bionexo desenvolveu o mais completo marketplace de suprimentos para a área da saúde, pensado sob medida para estabelecimentos com até 50 leitos e que buscam otimizar sua gestão de fornecedores com agilidade e praticidade. Conheça e otimize sua gestão de fornecedores.