Blog

Bioanalytics: controle de dados para gestão hospitalar

Você já parou para pensar em quantas decisões uma organização toma diariamente e quais são os critérios usados para que tais escolhas sejam feitas?

Neste artigo vamos mostrar os benefícios de uma solução de inteligência de mercado (BI) que coleta e apresenta dados de modo a auxiliar na formulação de estratégias que podem influenciar no resultado e na geração de valor no seu negócio.

Muitas instituições de saúde, hoje, não têm como hábito analisar e compreender dados em seus processos de tomada de decisões. Uma pesquisa realizada pelo Economist Group (EIU) visou entender melhor como as empresas tomam decisões e como poderiam melhorar isso. Seus resultados mostram que 59% dos executivos entrevistados afirmaram usar dados nas tomadas de decisões; 31% o fazem com a colaboração de outros colegas; enquanto 10% dos entrevistados seguem sua intuição, sem estudo algum. Por outro lado, 57% dos entrevistados afirmaram que, se os dados vão contra sua intuição, checariam novamente. Apenas 10% confiariam nos dados, mesmo contrariando sua intuição.

Esse estudo demonstra que, ainda nos dias de hoje, existe uma grande parcela de instituições que desconhecem o conceito de BI. Eles baseiam suas decisões apenas na intuição e em “achismos”; não em dados qualificados que contribuam na evolução dos negócios com melhores decisões.

Sem este embasamento proveniente de análises estatísticas meticulosas, enfrentamos alguns problemas no dia-a-dia que muitas vezes passam despercebidos, como:

– Falta de conhecimento sobre a produtividade da equipe;
– Dificuldade em definir a estratégia correta de compras;
– Desconhecimento da realidade de itens para negociação;
– Falta de informação detalhada dos contratos;
– Falta de acompanhamento de preços praticados pelo mercado;
– Argumento de negociações baseados apenas em histórico interno.

Note que todos esses problemas estão ligados diretamente com a produtividade e a assertividade. Não importa se é na fase de planejamento, negociação e até mesmo no levantamento de informações necessárias para se consolidar uma estratégia para a organização. Informações estruturadas e confiáveis auxiliam toda a organização na criação de um mindset estratégico, contribuindo para a qualidade do processo de tomada de decisão em todos os níveis.

A solução Bioanalytics, por meio de uma robusta matriz estatística conectada à base de dados da Bionexo, utiliza informações de compras dos próprios hospitais, além de dados do mercado em geral. Assim, modelos matemáticos podem ser criados pelo seu analista com base em dados variados, confiáveis e consistentes. Como resultado, comportamentos passados podem ser identificados e projeções futuras são realizadas de modo a ajudar na prevenção de falhas já cometidas.

Quais as principais características da solução?

1. Informações são geradas a partir do Market Place da Bionexo, que conecta 1.700 compradores a 10.000 fornecedores – essa base de dados corresponde a 40% do mercado de saúde privado do Brasil;

2. O hospital mede sua eficiência através de dados internos por período;

3. Visualiza-se a oscilação de preço de medicamentos ou materiais médicos com base em comparação anual;

4. Detalhes de compras de urgência – quais os produtos são comprados de forma emergencial e o quanto está sendo pago a mais por isso;

5. Comportamento de preços de produtos – a influência da inflação e da alta de preço nos resultados;

6. Oportunidades de saving a partir da análise dos dados apresentados.

Os pontos citados acima resultam nos seguintes fatores:

1. Maior velocidade e assertividade nas decisões corporativas;

2. Diminuição de riscos e erros;

3. Clareza das oportunidades de ganhos;

4. Identificação de tendências e comportamentos internos e de mercado;

5. Assertividade dos indicadores.

Sendo assim, a partir dessas funcionalidades, o usuário pode extrair relatórios especiais que auxiliam no planejamento estratégico para a área de suprimentos. Também é possível identificar oportunidades de diminuição de gastos que acarretam em ajustes bruscos nos preços, além de se prevenir erros e riscos. Conferindo, assim, assertividade às métricas usadas.

Em resumo, uma plataforma robusta que reúne dados relevantes só traz crescimento e eficiência para os processos, tornando-se fundamental nas definições de políticas de compra da instituição.

Saiba mais sobre a solução Bioanalytics, clicando aqui!