Notícias e Artigos

Com 17 anos de atuação no mercado de saúde hospitalar, a Bionexo acompanha de perto a profissionalização cada vez maior dentro das instituições. Confira artigos que trazem temas bastante atuais sobre as melhorias de gestão dentro da cadeia de suprimentos.

Gerenciamento de estoque com compra programada

A administração do estoque das instituições de saúde, principalmente as de pequeno porte, costuma oscilar entre dois problemas principais: falta de artigos e falta de espaço. Enquanto o primeiro compromete a operação da empresa e implica na indisponibilidade ou atraso no atendimento dos pacientes, o que é muito grave e negativo para a empresa, o segundo é um empecilho logístico que coloca em risco a durabilidade dos itens e dificulta o uso, afinal acessar e encontrar necessidades em um estoque abarrotado não é prático e, às vezes, até perigoso. Para contornar estas situações, é inteligente implementar ações de gestão do estoque.

Análise das demandas e visão preditiva.

As soluções tecnológicas focadas na área de suprimentos da saúde oferecem uma inteligência tecnológica que traz facilidades como: agilidade de recompra (quando um pedido é idêntico ou similar) e análise do histórico de pedidos, estas informações podem ser utilizadas no avanço estratégico do departamento e no desenvolvimento de estudos e padrões que otimizem o gerenciamento do estoque. O conhecimento das necessidades do estabelecimento, do intervalo entre pontos de pedido e, obviamente, da capacidade física do estoque forma uma tríade de dados a ser implementada tanto na situação presente do estoque quanto na elaboração de necessidades futuras.

Compra programada.

Um formato que é bastante benéfico para empresas com volume baixo de compras ou pouco espaço de estoque, como clínicas, consultórios, laboratórios e hospitais de pequeno porte, é a compra programada. Com um plano de compras a médio e longo prazo, mas com entregas fracionadas, a empresa consegue negociar melhores preços e tem a vantagem do estoque permanecer, parcialmente, no fornecedor. Além da óbvia melhoria da gestão de artigos e de espaço, há também o fator positivo de que o estoque não fica lotado de itens com risco de danos e depreciação de valor.

O estoque e suas interferências são um importante aspecto do gerenciamento da cadeia de suprimentos, exatamente por este motivo é importantíssimo que a empresa implemente práticas que visem a manutenção ideal e o melhor custo-benefício, além de táticas específicas para a realidade do negócio. O apoio tecnológico e estratégico de uma plataforma de gestão de fornecedores também atende às necessidades e particularidades das decisões relacionadas ao estoque e é, portanto, uma solução ideal para o departamento como um todo.

____________________________________________________________________________

A Bionexo desenvolveu o mais completo marketplace de suprimentos para a área da saúde, pensado sob medida para estabelecimentos com até 50 leitos e que buscam otimizar sua gestão de fornecedores com agilidade e praticidade. Conheça e otimize sua gestão de fornecedores.