News and Articles

With 17 years of experience in the hospital/healthcare market, Bionexo closely monitors the increasing professionalism within the institutions. Check out articles that feature current topics on management improvements within the supply chain.

Gerenciamento de estoque com compra programada

A administração do estoque das instituições de saúde, principalmente as de pequeno porte, costuma oscilar entre dois problemas principais: falta de artigos e falta de espaço. Enquanto o primeiro compromete a operação da empresa e implica na indisponibilidade ou atraso no atendimento dos pacientes, o que é muito grave e negativo para a empresa, o segundo é um empecilho logístico que coloca em risco a durabilidade dos itens e dificulta o uso, afinal acessar e encontrar necessidades em um estoque abarrotado não é prático e, às vezes, até perigoso. Para contornar estas situações, é inteligente implementar ações de gestão do estoque.

Análise das demandas e visão preditiva.

As soluções tecnológicas focadas na área de suprimentos da saúde oferecem uma inteligência tecnológica que traz facilidades como: agilidade de recompra (quando um pedido é idêntico ou similar) e análise do histórico de pedidos, estas informações podem ser utilizadas no avanço estratégico do departamento e no desenvolvimento de estudos e padrões que otimizem o gerenciamento do estoque. O conhecimento das necessidades do estabelecimento, do intervalo entre pontos de pedido e, obviamente, da capacidade física do estoque forma uma tríade de dados a ser implementada tanto na situação presente do estoque quanto na elaboração de necessidades futuras.

Compra programada.

Um formato que é bastante benéfico para empresas com volume baixo de compras ou pouco espaço de estoque, como clínicas, consultórios, laboratórios e hospitais de pequeno porte, é a compra programada. Com um plano de compras a médio e longo prazo, mas com entregas fracionadas, a empresa consegue negociar melhores preços e tem a vantagem do estoque permanecer, parcialmente, no fornecedor. Além da óbvia melhoria da gestão de artigos e de espaço, há também o fator positivo de que o estoque não fica lotado de itens com risco de danos e depreciação de valor.

O estoque e suas interferências são um importante aspecto do gerenciamento da cadeia de suprimentos, exatamente por este motivo é importantíssimo que a empresa implemente práticas que visem a manutenção ideal e o melhor custo-benefício, além de táticas específicas para a realidade do negócio. O apoio tecnológico e estratégico de uma plataforma de gestão de fornecedores também atende às necessidades e particularidades das decisões relacionadas ao estoque e é, portanto, uma solução ideal para o departamento como um todo.

____________________________________________________________________________

A Bionexo desenvolveu o mais completo marketplace de suprimentos para a área da saúde, pensado sob medida para estabelecimentos com até 50 leitos e que buscam otimizar sua gestão de fornecedores com agilidade e praticidade. Conheça e otimize sua gestão de fornecedores.