News and Articles

With 17 years of experience in the hospital/healthcare market, Bionexo closely monitors the increasing professionalism within the institutions. Check out articles that feature current topics on management improvements within the supply chain.

5 dicas para otimizar as compras de uma empresa de saúde

Seja para alcançar resultados, reduzir tempo médio das tarefas, melhorar o custo-benefício ou qualquer outro foco de otimização corporativa, o departamento de suprimentos está sempre em busca de soluções e melhores práticas para a área. Abaixo, reunimos 5 dicas gerenciais de como otimizar as compras da sua clínica ou hospital de pequeno porte.

  • Informações atualizadas: este item aparece em inúmeras listas de dicas porque é impossível e irresponsável deixá-lo de fora. Informação é o primeiro passo para se alcançar conhecimento, por isso ter dados completos, atualizados e sempre acessíveis é um critério básico para quem visa desenvolver uma rotina de compras mais ágil.
  • Acompanhamento e monitoramento: a segunda dica tem relação direta com a primeira. Informação é incrivelmente útil, mas apenas se utilizada. Ter dados organizados e em constante atualização é essencial à otimização. Mas tão importante quanto ter a informação, é monitorá-la a favor dos objetivos da empresa.
  • Administração profissional: para transformar informações e monitoramento em ações, táticas e estratégias é necessário um profissional (ou uma equipe) no comando. Logo, os gestores dos departamentos de compras precisam de atenção à atuação profissional, assim como as empresas precisam dar estrutura e incentivo para que estes colaboradores desenvolvam seu trabalho com mais qualidade e assertividade.
  • Postura estratégica: pelo forte apelo operacional e pela quantidade de tarefas finais realizadas pela área de suprimentos, é usual que o foco seja maior nas atividades diárias e imediatas. Mas sabe-se que as chances de crescimento da empresa são reduzidas quando há ausência de visão estratégica e atuação em projeções futuras e na continuidade do negócio. Aqui cabe o equilíbrio entre atender o que precisa ser realizado e planejar os próximos passos e avanços da área e da empresa.
  • Suporte tecnológico: todas as dicas acima dependem da tecnologia para serem satisfatoriamente implementadas. Ignorar a importância de suporte técnico para uma gestão otimizada é assumir uma posição de obsolescência. Os inúmeros benefícios e vantagens decorrentes da adesão de soluções digitais são explícitos e percebidos no momento imediato da adesão. Promover a evolução da área de compras por meio de um suporte tecnológico específico às demandas do departamento é a dica mais inteligente e completa para otimizar as compras de uma empresa de saúde.

____________________________________________________________________________

A Bionexo desenvolveu o mais completo marketplace de suprimentos para a área da saúde, pensado sob medida para estabelecimentos com até 50 leitos e que buscam otimizar sua gestão de fornecedores com agilidade e praticidade. Conheça e otimize sua gestão de fornecedores.