Notícias e Artigos

Com 17 anos de atuação no mercado de saúde hospitalar, a Bionexo acompanha de perto a profissionalização cada vez maior dentro das instituições. Confira artigos que trazem temas bastante atuais sobre as melhorias de gestão dentro da cadeia de suprimentos.

Como organizar sua lista de fornecedores? A importância de ter opções de suprimentos variadas e atualizadas na área da saúde

As instituições de saúde dependem de uma área de suprimentos capaz de garantir a disponibilidade dos inúmeros itens essenciais ao tratamento dos pacientes, assim como daqueles operacionais e administrativos. Medicamentos, materiais hospitalares, materiais de escritórios, produtos de limpeza, descartáveis e outros estão na lista de necessidades. Em meios às exigências, implementar práticas de melhoria de gestão pode auxiliar imensamente a organizar a lista de fornecedores e, consequentemente, o departamento de suprimentos.

Ter muitos fornecedores à disposição é sinônimo de mais poder de negociação, variedade e melhores condições no geral. Entretanto, para departamentos que ainda realizam cotações por telefone, fax e e-mail e usam planilhas de controle manuais, torna-se um dilema ter e lidar com muitas informações e, principalmente, mantê-las organizadas e úteis.

É inegável que uma ampla lista de fornecedores é mais vantajosa às instituições, seja na busca por custo-benefício, melhores prazos e até pela combinação ideal de itens, mas aplicar esta otimização no gerenciamento depende de algumas condições, como abordado a seguir:

Construção e manutenção da lista de fornecedores.

Apesar de ser possível a criação de uma lista manual, seria humanamente inviável e muito moroso torná-la realmente robusta e mantê-la atualizada. Por isso, a recomendação para uma lista de fornecedores organizada, diversificada e constantemente atualizada é contar com a inteligência e tecnologia de uma solução digital de gestão de fornecedores. Logo, não é preciso construí-la, mas sim aderir a um sistema focado nesta otimização.

É inimaginável para um gestor criar, manter e sempre atualizar uma lista com milhares de fornecedores. Ainda mais complicado fazer uma gestão inteligente e, simultaneamente, realizar cotações com todos os fabricantes, distribuidores e comerciantes que se encaixem aos padrões da busca. Porém, a solução tem tudo pronto na plataforma para que o profissional realize suas atividades com agilidade e assertividade.

Outro ponto favorável é a atenção às documentações, pois como a plataforma padroniza e mantém atual o perfil e os dados dos fornecedores, as instituições de saúde têm a segurança e a praticidade de documentações ratificadas. Na rotina corrida do dia a dia, é fundamental poder ter informação acessível e suporte tecnológico para automatizar tarefas operacionais, pois além de organização e praticidade, este é o passo certo para o crescimento estratégico.

____________________________________________________________________________

A Bionexo desenvolveu o mais completo marketplace de suprimentos para a área da saúde, pensado sob medida para estabelecimentos com até 50 leitos e que buscam otimizar sua gestão de fornecedores com agilidade e praticidade. Conheça e otimize sua gestão de fornecedores.